sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Agenda

Um pouco em cima da hora, mas ainda assim gostaríamos de destacar três filmes que o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa - vai exibir nos próximos dias e que de uma forma ou outra têm uma relação próxima com iniciativas do Fórum Cultural O Estado do Mundo:


He Fengming, do realizador Wang Bing (que contribuiu para O Estado do Mundo: um filme em seis partes, com a curta-metragem Brutality Factory)

«Agasalhada com um casaco vermelho, uma mulher atravessa um bloco de apartamentos e entra em casa. Lá dentro, He Fengming, de sessenta anos, instala-se num cadeirão e começa a recordar o passado. As suas memórias fazem-nos recuar até à revolução de 1949, ponto de partida para o relato de uma história de vida prodigiosa que se confunde com a própria história da China comunista. Filmado admiravelmente (limitando-se a um plano fixo quase ininterrupto de Fengming no seu cadeirão falando para a câmara), He Fengming é o segundo documentário de Wang Bing. Vencedor do Prémio Georges Beauregard no Festival Internacional de Documentário de Marselha em 2007.»

He Fengming
Wang Bing, China, 2007, 184'
Secção Competição Internacional
21 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)



News from Home, da realizadora Chantal Akerman [que contribuiu para O Estado do Mundo: um filme em seis partes, com a curta-metragem Tombée de Nuit sur Shangaï (Avril 2007)]

«A cidade de Nova Iorque filmada por Chantal Akerman enquanto, em off, a realizadora lê as cartas que a mãe, preocupada, lhe envia da Bélgica.»

News from Home
Chantal Akerman, França/Bélgica/RFA, 1976, 85'
Secção Diários Filmados e Autoretratos*

24 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)


Knowledge is the Beginning, um documentário que foi aqui referido a propósito do concerto da West-Eastern Divan Orchestra, dirigida pelo Maestro Daniel Barenboim, no encerramento da Plataforma 2 d'O Estado do Mundo (conferências, cinema, teatro, dança, música) em Agosto de 2007.



«A West-Eastern Divan Orchestra, composta por jovens músicos árabes e israelitas, nasceu da amizade entre o maestro israelita Daniel Barenboim e o palestiniano Edward Said. Este comovente documentário político, dedicado a Edward Said, vive muito do carisma de Barenboim e do seu credo que "a música é a língua da paz". Inesquecíveis são o confronto de Barenboim com a ministra da cultura israelita e o grande momento de triunfo da orquestra, quando consegue finalmente tocar em Ramallah.»

Knowledge is the Beginning
Paul Smaczny, Alemanha, 2006, 115'
Secção Maratonadoc
28 Out. 14.00 - Cinema São Jorge (Sala 1)



Ficam as sugestões.

*A secção Diários Filmados e Autoretratos é comissariada por Augusto M. Seabra.


Rainer Werner Fassbinder costumava dizer que não punha bombas, fazia filmes. Era a sua maneira de dinamitar e de gerar novas energias.

Pelas mesmas razões, nós fazemos um festival.


Ana Isabel Santos Strindberg & Sérgio Tréfaut, directores do Doclisboa, na introdução do catálogo.

2 comentários:

Anónimo disse...

... benvindas, porque a "ignorance is not a strategy for sustainable survival"

Anónimo disse...

Memórias...
Um excelente Doc de Wang Bing, pela maneira como nos permite embrenhar nas palavras, nas memórias de He Fengming. Um documentário intenso, simples, que nos toca e emociona; um relato intimista sobre a Revolução Cultural, que de certa forma complementa a visão mais frontal de “Brutality Factory”.