domingo, 1 de julho de 2007

Olho de peixe



No âmbito da programação para o Jardim do Mundo foi promovida, em parceria com o ACIDI e a Embaixada Lomográfica, uma maratona fotográfica para a qual foram seleccionados jovens através de associações de imigrantes de todo o país. O projecto chamou-se Dias de Imagens.

As máquinas LOMO foram criadas no início dos anos 80, na União Soviética. Eram resistentes e fáceis de utilizar. A ideia era que servissem para documentar o estilo de vida soviético, enaltecendo-o, tornando-se assim instrumentos de propaganda. Na década seguinte foram recuperadas por jovens vienenses entusiasmados com a qualidade das imagens, e gerou-se uma verdadeira "Lomomania" que se espalhou por todo o mundo. (Ler mais aqui.)

Os trabalhos finalizados pelos participantes no concurso Dias de Imagens foram expostos em "murais lomográficos" este fim-de-semana no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. Hoje fez-se a atribuição dos prémios: em 1º lugar ficou a equipa Trio Fantástico, com as fotografias que publicamos acima. Foi Oleksander Dyrda, 16 anos, que veio representar a equipa e receber o prémio. No site do Trio, lê-se no guião (relativo à primeira fotografia):

Devolvi os CD´s ao meus amigos. Não sabia se ia regressar.

Começa assim a história de Sacha, antes dos pais o trazerem da Ucrânia para Portugal. Vive em Benedita, Alcobaça.

Sem comentários: