sábado, 30 de junho de 2007

Maestrina



A Orquestra Gulbenkian apresenta-se hoje (20h) e amanhã (21h30) no Anfiteatro ao Ar Livre da FCG, dirigida por Joana Carneiro.

António Rosado, piano

Manuel de Falla
O chapéu de três bicos, Suite Nº 1

1. Mediodia
2. Danza de la molinera
3. El Corregidor
4. Las uvas


Alberto Ginastera
Suite do bailado Estancia

1. Los trabajadores agricolas
2. Danza del trigo
3. Los Peones de Hacienda
4. Danza final: Malambo


Manuel de Falla
Noites nos Jardins de Espanha, para piano e orquestra

1. En el Generalife
2. Danza lejana
3. En los jardines de la Sierra de Cordoba


Darius Milhaud
Le Boeuf sur le toit, op. 58ª

MODERNISMO, TRADIÇÕES LOCAIS E MÚSICA NUM PANORAMA TRANSATLÂNTICO

«Os fenómenos de transculturação ocorridos no século XX apontam para a conjugação de elementos simbolicamente associados a determinadas tradições num contexto transnacional. Tendo em conta a constante interacção entre diversas culturas, o papel da música apresenta-se central no processo de negociação de bens culturais transaccionados nos mercados de entretenimento. Ao longo do século XX, as alterações determinantes ocorridas nos diversos meios estabelecidos para a produção musical apresentam-se fulcrais para a compreensão das sociedades contemporâneas. Paralelamente à perspectiva que apresenta a música enquanto linguagem universal, contradita pela heterogeneidade dos universos da prática musical, as diversas matrizes têm vindo a ser apropriadas pelas indústrias culturais e comercializadas enquanto áreas de mercado. No campo da música erudita, o estabelecimento de sistemas próprios (tendencialmente transnacionais) de apresentação e divulgação musical, permitiu uma interacção muito própria entre diversos elementos associados às práticas musicais.
O presente concerto inclui maioritariamente obras destinadas ao bailado, criadas por compositores activos no espaço transatlântico das culturas latinas. Manuel de Falla (1876-1946) afirmou-se enquanto um dos principais impulsionadores das correntes modernistas que recorrem a elementos das músicas tradicionais enquanto expansão dos modelos de matriz erudita. “As Noites nos Jardins de Espanha” foram compostas em 1915 e integram tipologias musicais associadas à música tradicional, afirmando-se enquanto estilização dessas matrizes e do género concerto. “O chapéu de três bicos” foi inicialmente concebido como pantomima e transformado pelo compositor num bailado a ser apresentado pela companhia Ballets Russes, importante codificadora e divulgadora dos modernismos no campo da dança e da música.
Alberto Ginastera (1916-1983) destaca-se enquanto figura tutelar do modernismo na Argentina, citando nas suas primeiras obras (entre as quais se inclui o bailado “Estancia” – composto em 1941) elementos associados às músicas tradicionais e populares dos meios rurais argentinos.
O compositor francês Darius Milhaud (1892-1974) desenvolveu uma carreira internacional, tendo residido algum tempo no Brasil, território que inspirou algumas das suas obras, tais como o bailado “Le boeuf sur le toit”, composto em 1919 a partir do argumento de Jean Cocteau. Nesta obra, o compositor inclui músicas populares da América Latina, cujas tipologias de dança se estavam a afirmar essenciais para os contextos de socialização europeus da época.»

João Silva

Sem comentários: