sábado, 16 de junho de 2007

Crioulo



«Com peças extremamente bem talhadas por Pedro Costa e Wang Bing, e uma contribuição suave, poética, de Apichatpong Weerasethakul, o ambicioso filme colectivo "O Estado do Mundo" reúne alguns dos mais ousados e interessantes realizadores à escala global para um panorama fragmentário mas profundo (com algumas excepções) dos mais carenciados no mundo.(...)

O ponto alto deste projecto conjunto é "Tarrafal", de Pedro Costa, um filme espiritual e materialmente ligado ao seu "No Quarto da Vanda" e "Juventude em Marcha", mas incorporando inspirações como a de "Night of the Demon", de Jacques Tourneur. A cena de abertura mostra um filho (José Alberto Silva) sentado com a mãe (Lucinda Tavares) numa barraca dos subúrbios de Lisboa, a discutir o estado decrépito da casa de família em Cabo Verde. Depois a mãe muda objectivamente de assunto, falando de um 'papão' que assola o mundo, que escolhe os que estão destinados a morrer. A variedade de temas e relações que contêm os cerca de 15 minutos de duração deste filme é surpreendente, e aqui o estilo depurado de Costa na construção de filmes com blocos de cenas vai ainda mais longe. Mesmo a própria utilização pictórica que o realizador faz do vídeo também é outra razão para o completo amadurecimento do suporte.(...)»

in Variety.com (tradução nossa)

Estreia nacional de "O Estado do Mundo: um filme em seis partes" no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, hoje, às 21h30. Amanhã, às 17h30, repete a sessão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim...
Imagem maravilhosa. Antes de a abrir, na indecisão dos cotornos, a magnificência das cores, a nobreza da postura, fizeram-me pensar que se tratava de alguma reprodução de obra famosa do Renascimento!
Quando abri foi a surpresa da actualidade tao verdadeira e forte.

Parabéns a todos!

Sim, é a palavra, parabéns, muitos parabéns, sempre, para sempre!

" Dionysos a une fiancée Ariane ("tu as de petites oreilles, tu as mes oreilles: mets-y un mot avisé"). Le seule mot avisé est
Oui."
In "Nietzsche par Gilles Deleuze", PUF, 2005, pp.35.

MGTFCarvalhoeCosta