quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A arte da reapropriação


Kelley Walker
Then we joked about how we had always wanted a sunken living room, 2001
Cortesia do artista e Paula Cooper Gallery, Nova Iorque


O artista plástico americano Kelley Walker (Columbus, 1969) incluiu este "póster", entre outros, num CD que foi posto à venda em 2001 com a indicação de que essas imagens - e o próprio disco que continha os ficheiros - podiam ser reproduzidas as vezes que se quisesse. Para além disso, podiam ser manipuladas (em Photoshop, por exemplo) e disseminadas na sua forma alterada. Um trabalho directamente relacionado com a distribuição, a circulação e a re-utilização de imagens dos media na sociedade contemporânea.

Como método, as imagens-base são descarregadas da internet, ou digitalizadas, e depois sujeitas a uma reciclagem técnica com materiais diversos pouco ortodoxos, como chocolate ou pasta dentrífica. Kelley Walker "apropria-se" dessas imagens, sublinhando aspectos que remetem para questões políticas ou de consumismo.

Na exposição Um Atlas de Acontecimentos, Kelley Walker apresenta três destas impressões trabalhadas por si - uma das quais reproduzimos em cima, sem dela termos feito qualquer "apropriação"(!). A fotografia capta uma situação que resultou de um tremor de terra na Califórnia, nos anos 70. (As outras duas obras também se referem a catástrofes naturais.) O título encerra um jogo de palavras difícil de traduzir: as sunken living rooms eram muito populares na arquitectura de interiores das casas suburbanas da época, salas de estar com dois pisos, um mais "afundado" do que outro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim,
"A arte da reapropriação", a dizer que não.
"... sem dela termos feito qualquer "apropriação"(!).
Um texto bem humorado a denegar o proposito da "impressão...

Continue EdM

Anónimo disse...

"apropriação"(!).
Boa solução, para quem não aprecia os ... de !!!
Vou copiar.Obrigada.
FG

Anónimo disse...

"interpelativo"

UAdA interpela-ME
------------- -te?
------------- -SE
------------- -NOS
------------- -vos?
------------- ....

UAdA - pensamento/sonho - em construção.

bom dia.
gf