quinta-feira, 19 de abril de 2007

"(...)Obra de título declaradamente kantiano que reúne ensaios escritos entre 1998 e 2003, Finalidades sem Fim [Quasi, 2007] segue o diapasão das inquietações finisseculares próprias do modernismo, sem deixar de ser de alguém muito de agora, consciente de que os efeitos das recusas dos vários movimentos modernistas se integraram há muito no leque de escolhas dos criadores.(...)" (Carlos Bessa, Expresso, 14/04/07)

Poeta e ensaísta brasileiro, Antonio Cicero* é um dos convidados d'O Estado do Mundo, para participar no ciclo de Grandes Lições "A Urgência da Teoria".

DA ACTUALIDADE DO CONCEITO DE CIVILIZAÇÃO
A partir da segunda metade do século XX, a noção de cultura tornou-se cada vez mais importante, não só para a antropologia, mas, de maneira geral, para as ciências humanas e para a filosofia; o conceito de civilização, tido como excessivamente valorativo, foi praticamente desprezado por esses saberes. Entretanto, a retoma crítica desse conceito revela-se surpreendentemente fecunda na discussão das questões interculturais deste início do século XXI. - Antonio Cicero

Dia 1 de Junho, sexta-feira, 18h30, Auditório 2 da FCG. A entrada é livre.

*Acontecimentos

Sem comentários: