terça-feira, 16 de outubro de 2007

O poder do gesto



Nesta fotografia de Pauliana Pimentel, tirada minutos antes da abertura das portas a 6 de Outubro, dia de inauguração, vê-se ao fundo a instalação Arms, de Nasan Tur (Offenbach, 1974).

Sobre o trabalho deste artista alemão de ascendência turca, diz Adnan Yildiz no catálogo:

«(...)originalmente, esses braços pertenciam a fotos de políticos publicadas na imprensa internacional. As imagens dos braços foram recortadas pelo artista como forma de as descontextualizar, tendo sido depois reunidas como um alfabeto da comunicação política que tem lugar na esfera pública. Não temos qualquer informação sobre a quem pertence este ou aquele gesto, que foto foi tirada por que organização, nem quem é o público. Esta falta de informação empurra-nos para uma espécie de tabula rasa, o que nos deixa ver as coisas com mais clareza. A dedução que o artista faz da comunicação pública – que o corpo é a única forma de comunicação – traz a lume outra discussão relativamente à forma como as massas são controladas.(...)»

2 comentários:

Anónimo disse...

"O poder do gesto"

Somos diferentes em lugares diferentes.
O melhor e o pior de nós viaja.
Às vezes há milagres.

Anónimo disse...

O Mundo é azul e branco, eu sinto-o ...

" ... Eu geralmente começo por desenhar o acto. Tento apanhar o gesto. Quero apanhar, o mais exactamente possível, o gesto de uma pessoa a fazer uma coisa limpar o pó...Tudo o que se faz, faz-se para outra pessoa. É o teatro e é também a vida. (...) mas acontece que aquilo que desenho tem mais a ver com o meu próprio corpo."
Paula Rego

"Acho que estamos a aproximar-nos mais daquele território em que a fotografia passa a representar efectivamente o que nós vemos (..)Já não estamos limitados pela realidade mas por aquilo que sonhamos. "
Duarte Belo