quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Visita guiada (apontamentos)


Fotografia de Rui Gonçalves

À esquerda, Shit List (2006), uma instalação de Erinç Seymen (Istambul, 1980), o mais jovem dos artistas representados em Um Atlas de Acontecimentos. Dezenas de fotografias recortadas de jornais diários turcos, em que os rostos foram "apagados" pelo artista. Uma crítica ao panorama político turco, uma lista negra...? De Erinç Seymen são apresentadas mais duas obras no piso superior da galeria de exposições temporárias, Poker Face e Traitor.

À direita... Wall Drawing (2006), do artista argelino Adel Abdessemed (Constantine, 1971). Recentemente incluída na 52ª Bienal de Veneza, esta instalação consiste em dois círculos de arame farpado, "círculos de perigo", tal como os define Adnan Yildiz, curador convidado para escrever no catálogo da exposição:

(...)Referindo-se ao modo como os territórios são protegidos por corpos humanos, Abdessemed desenha linhas abstractas de fronteiras entre a vida e a morte, a segurança e o perigo, a eternidade e a mortalidade. Reproduzindo o corpo humano por meio de um material que é utilizado para proteger as fronteiras, cria assim novas possibilidades para reflectirmos sobre as fronteiras que, hoje em dia, nos rodeiam a todos. A relação entre os Estados e os seus cidadãos torna-se simbiótica e orgânica, relativamente à forma como os Estados se protegem uns dos outros e ao modo como as
fronteiras são criadas por sistemas de defesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Monólogo do visitante

Este olhar de "Um atlas de acontecimentos" vai construindo aqui uma outra "exposição", a pensar naqueles que podem ou não ir à Gulbenkian.
Que bom ter este guia a abrir as obras para nós. Tão perto da criação, dos autores, dos leitores/visitantes. Sem se mostrar, mas que sente " um enorme orgulho nas obras da minha sala".
O "cuidado" com todos.

obrigada
cecftgdm