quarta-feira, 20 de junho de 2007

Faunos antigos ocupando um museu


© Jocelyn Cottencin

Tudo se passa dentro de uma caixa com o interior pintado de branco e cheia de uma luz que, umas vezes, parece queimar e, outras vezes, gerar silhuetas na penumbra. As cenas de dança no interior parecem ser originárias de fragmentos de um filme mudo, exaltando o movimento, ou de uma pintura de figuras vivas. Sabemos a importância que as artes plásticas têm tido no percurso do coreógrafo Loïc Touzé. Estas figuras (9) em acção escrevem, sobre o branco, uma grafologia que não deixa resíduos. É movimento puro. As nove mulheres criam, com os corpos em tensão, formas novas mas ainda humanas. No entanto, se quisermos fazer exercícios de associação, podemos reconhecer, nestas sombras, personagens de Hopper e de Munch, o que seria a imagem mental da voz de Cathy Barberian ou a personagem de "La Jetée", de Chris Marker. Em todo o caso, em 9, trata-se sempre de figuras de espanto e, muito na rectaguarda, podemos vislumbrar faunos antigos ocupando um museu.

APR

9, dias 22 e 23 de Junho, sexta e sábado, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda as imagens, antes que se feche a "caixa" ...


"...caixa com o interior pintado de branco e cheia de uma luz que, umas vezes, parece queimar e, outras vezes, gerar silhuetas na penumbra."
...
"a imagem mental"


citação:

"... comme tout organisme vivant la photographie est née entière. C'est dans la découvrte progressive que nous en faisons que réside son histoire.
... elle crée entre les personnes une relation qui n'existait pas auparavant..." JZ

entre as que estao dentro e as que, de fora, procuram a perspectiva, acrescentamos nos...

Anónimo disse...

"faunos antigos ocupando um museu"
titulo enigmatico, ou eles sao mesmo assim de museu?

Nunca encontrei fora de museu, fora da mitologia, da literatura, da musica, fora do simbolico, fora do bosque...


nao vi 9, nao entendo, e o comentario nao deixa ver...