segunda-feira, 25 de junho de 2007

Espectador crítico

Do blogue Phantom Limb, escrito a 17/06/07:

«A reunião de curtas-metragens em torno de um tema, a que se costuma chamar filme de episódios, sempre desperta em mim desconfiança e, muitas vezes, essa desconfiança é justificada. Daí que tenha saído satisfeito da Gulbenkian, ontem, depois de ver "O Estado do Mundo". Uns melhores, outros piores, penso que o conjunto trabalha bem o tema proposto na medida em que a sua diversidade permite uma reflexão, sem dúvida, global. Num tema que é sempre arriscado na estimulação de mensagens, é interessante ver que mesmo os filmes menos subtis (Ferraz e Bing) não resvalam para histerias.

Daí passando para as coisas de que mais gostei: os olhos dos personagens de "Germano", a proposta "dura" de Akerman, a extrema violência de "Brutality Factory" sem ela se tornar pornográfica. E "Tarrafal", do maior! Corre-se o risco (corro eu a escrever isto) de se pensar que agora cada coisa que o homem faça é obra-prima. Não é militância cega, o seu filme é magnífico, continua-se a lidar com a comunidade cabo-verdiana e a sua história por contar. Personagens perdidos, mortos, afastados, através do enquadramento à Ford, com a linha do horizonte (e o que lá está) bem em cima, de um espaço reivindicado (bosques de Buti?) e daquela iluminação que produz a mais bela fotografia do cinema contemporâneo. Está lá a cinefilia, mas este é um cinema novo na desesperada encenação de um humanismo apagado pelas memórias - é essa a grande resistência de Pedro Costa.

Depois a parte mais pessoal e emocional, talvez; a verdade é que, aparecendo o primeiro plano com Ventura, parece que alguma coisa acontece, uma brecha que se abre, uma explosão de alguma coisa a que não sei dar um nome. E já sou diferente depois disso.

Termino agradado com a quantidade de público (daquele um bocado mete-nojo, mas pronto) que lá esteve e que me apanhou de surpresa.»

Sem comentários: