quinta-feira, 17 de maio de 2007

Um estado do mundo

O mundo hoje está incrivelmente mais acelerado. A velocidade é agora a questão central em todos os domínios da actividade humana. As diferentes épocas sempre se acharam piores do que as anteriores, o que não era necessariamente verdade. Há 50 anos estivemos à beira do abismo durante a II Guerra Mundial, vivemos a barbárie dos campos de concentração nazi, que se repetiram mais tarde já na década de 80 na guerra da Jugoslávia. Houve a guerra fria e aproximámo-nos do apocalipse que seria uma guerra nuclear. Hoje estamos perante uma nebulosa, uma indefinição em relação aos novos problemas. É preciso vermos como se apresenta a guerra, a política, como intervém a tecnologia, quais os novos paradigmas na arte e na cultura.

APR

3 comentários:

Anónimo disse...

Ha dias, sugeriamos que APR colaborasse com mais frequência no blogue EdM, afinal ele é o Programador geral da Festa!

Congratulamo-nos em o ver por aqui!

Anónimo disse...

Ce qui frappe d’abord chez APR c’est son style. Chaque phrase est l’exemple d’une clarté poursuivie dans la recherche du mot juste, adéquat. Derrière cette préoccupation nous imaginons que sa formation en philosophie compte pour beaucoup. Ses lecteurs sentent qu’il n’aime pas le bavardage.
Cette clarté sert bien les buts qu’il la dû s’assigner, qui sont dans sa nature : rendre accessible à nous tous, ses lecteurs, les questions de notre temps, nous aider à les saisir, à les penser, et ainsi pouvoir partager l’Etat du Monde !

Anónimo disse...

Maria Gabriela Llansol vence Prémio APE com «Amigo e Amiga»

A escritora Maria Gabriela Llansol, de 76 anos, venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) 2006, pela obra «Amigo e Amiga», anunciou esta sexta-feira a APE.

É a segunda vez que a escritora é galardoada com este prémio, depois de o ter obtido em 1990 com «Um beijo dado mais tarde».

O romance «Amigo e Amiga - Curso de Silêncio de 2004», editado em 2006 pela Assírio & Alvim, foi escolhido por maioria pelo júri, presidido por José Correia Tavares.

Diario Digital