sexta-feira, 27 de abril de 2007

Também para o futuro

Toda a programação artística deve ter em consideração não só a difusão mas também a produção. Conforme a escala do espaço, os meios técnicos e os recursos, a produção deve ser um cuidado da nossa contemporaneidade. É a produção de novas obras - espectáculos, filmes, obras de artes visuais, livros, etc. - que viabiliza a materialização de novas ideias, a objectivação da criatividade, a relação com a memória e com o passado. E é também a produção e só ela que permite que se criem testemunhos do presente para deixar para o futuro, para assim se constituir o que vulgarmente se designa como património legado.

A este propósito o estado do Mundo co-produziu "Winch Only" (teatro musical) e "9" (dança), encomendou e produziu "Desempacotando a minha Biblioteca" (teatro), "Ensaio" (teatro), "Metanoite" (ópera), "A Montanha op.35" (ópera), e ainda seis curtas-metragens sob o mote "Olhar o Estado do Mundo", para além de uma série de novas obras criadas expressamente para uma exposição de arte contemporânea (Plataforma 3, inauguração a 6 de Outubro 2007).

APR

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria interessante ter mais intervenções de APR, Programador Geral do EdM, no blogue...

Anónimo disse...

Crear moradas (dwelling), ou buscar raíces?


"Crear moradas (dwelling) en vez de buscar raíces. Las raíces son exclusivas y excluyentes. La morada es el reconocimiento de que nunca habitamos un lugar que no haya sido habitado por otros. Es una bella idea de Dipesh Chakrabarty, Las raíces son exclusivas y excluyentes. La morada es el reconocimiento de que nunca habitamos un lugar que no haya sido habitado por otros. Es una bella idea de Dipesh Chakrabarty"